Supercomputador IBM Summit

Com novo Supercomputador, EUA retoma liderança

6 anos após perder a liderança para a China, os EUA voltam ao topo da lista de supercomputadores mais rápidos do mundo. Com o novo Supercomputador, Summit, desenvolvido numa parceria do governo dos EUA com a IBM e Nvidia.

Os engenheiros alegam que o Summit, em seu pico de processamento, é 2x mais rápido que o chinês Sunway TaihuLight(agora segundo colocado). Gerando até 200 petaflops de processamento, equivalente à 200 trilhões de cálculos por segundo, é como se as 7,6 bilhões de pessoas da Terra fizessem 26,3 milhões de cálculos em uma calculadora por segundo, Enquanto o Sunway gera 93 petaflops.

Anúncio do supercomputador Summit

 

Ainda assim a China ainda tem mais supercomputadores no top 500 mais recente, publicado em novembro de 2017, com 202, enquanto os EUA possuem “apenas” 143. 

O custo do projeto foi de US$ 200 milhões, foi construído no Laboratório Nacional de Oak Ridge,no Tenessee e foi desenvolvido pela IBM em parceria com a Nvidia, RedHat e Infiniband.

A estrutura do supercomputador consiste em 4.608 servidores ligados em série, cada um com duas CPU IBM Power9 de 22 cores rodando à 3.1GHZ totalizando 200.000 cores.

Cada conjunto de CPU é ligado à seis placas de vídeo Tesla V100 da Nvidia, além de contar com mais de 10 Petabytes de RAM.

A equipe responsável pelo Summit diz que é o primeiro supercomputador desenvolvido sob medida para aplicações de inteligência artificial. Porém os primeiros usos previstos para o supercomputador incluem astrofísica, pesquisas sobre câncer, energia à fusão e tratamentos para vícios.

A IBM ainda está construindo uma versão menor do Summit, o Sierra, supercomputador com capacidade para chegar à 125 petaflops, programado para ser lançado até o final deste ano.

 

Relacionado:

Microsoft está afundando Datacenters no mar

Google divulga seus princípios para IA

 

Fontes:

TheHackerNews

Deixe uma resposta